quinta-feira, 20 de junho de 2013

Dá muito trabalho?

Será esta uma das perguntas que eu e outras mães de gémeos ouvimos mais vezes. É assim: ter um bebé dá trabalho. Não se pode esperar ingenuamente que um bebé não dê trabalho. Quando parimos um ser que dependerá de nós inteiramente, quando aceitamos uma ligação visceral desta importância, temos que saber que dá trabalho. Porque dá.
Dois bebés também dão trabalho. São duas vidas a dependerem de ti, dois corpos pequenos e frágeis que necessitam dos teus cuidados. Chorarão os dois, terão os dois que tomar banho, terão os dois que mamar, acordarão os dois à noite ora com uma dessincronização milimetricamente estudada ora com uma coordenação assustadoramente perfeita . Exigirão a dedicação que um bebé, qualquer bebé, exigirá. Só que são dois.
E o maior problema, não é eles serem dois, é tu continuares a ser só um. E o dia continuar a ter só 24h. Deviam ser concedidas aos pais2 mais duas horas por dia por cada gémeo nascido. Mas ainda ninguém se lembrou disso.
Os primeiros meses são duros, fisicamente exigentes como o apuramento para os jogos Olímpicos. Não que tenha alguma fez participado no apuramento para os Jogos olímpicos, mas tenho a certeza que a preparação, esforço físico e força mental exigidos são os mesmos. E os teus filhos vão sempre precisar de ti, haverá sempre uma tarefa, um pedido, um carinho, um beijo, uma brincadeira em falta. Deixarás de fazer coisas que sempre fizeste e só muitos meses depois te irás aperceber disso.

Dá trabalho. E isso não é dramático, faz parte do que é ter um filho e seres mãe, pai. Um, dois, três não é uma questão de número, é uma questão de compromisso. 

Sem comentários:

Enviar um comentário