sexta-feira, 3 de maio de 2013

O Papá



Mães, vamos deixar os pais serem pais. É necessário que os pais participem activamente em tudo o que faz parte da vida dos filhos. Muito importante nos primeiros meses, essencial no resto da vida.

Deixemos os pais darem banho, escolherem a roupa, darem a sopa e a fruta, serem eles a levantarem-se de noite. Que sejam os pais a aturar e a acalmar as birras.

E isto deve ser feito essencialmente por duas razões, porque os pais têm não só o dever, mas o direito de ser participante activo. Os pais têm o direito de fazer tudo o que a mãe faz, nunca, aos olhos das mães, farão tão bem quanto nós (mães) achamos que fazemos, demorarão mais tempo, perguntarão a mesma coisa vezes sem conta. Mas serão pais, pais activos e participativos. E não, não é um castigo, deve ser um prazer e se assim não for algo está muito errado.

E depois, porque se foram dois a fazer que sejam dois a criar. O equilíbrio é o ingrediente essencial para quase tudo na vida e deve sê-lo também na arte de educar e criar filhos. É muito mais fácil descartar responsabilidades e soltar um “Pergunta à mãe” ou “A mãe é que sabe”, mas pais não se demitam do exercício da vossa parentalidade. Mães, empreguem os pais dos vossos filhos.

Cá por casa, o pai faz tudo, só não amamentou. Ajuda tanto quanto pode, faz tudo vezes sem conta e não o faz porque eu digo, ele faz porque faz parte. Faz parte da nossa vida, da nossa vida a quatro. Tem que ser feito e o Papá faz com gosto. E eu observo com gosto. Volta e meia aparece um vestido ao contrário (com as costas para a frente), uns botões mal abotoados, umas conjugações de roupa duvidosas. Mas enquanto for tudo feito com amor que assim seja! E amor gera amor e eu amo muito mais o pai dos meus filhos desde que ele me mostrou que sabe e quer ser pai.

Não vamos pensar que é um comportamento aceite esta nova forma dos pais serem pais, volta e meia surgem umas opiniões nunca solicitadas. Opiniões que quem não é homem e que nunca (mesmo que procrie) será pai. 

4 comentários:

  1. Li o seu blog por acaso e quero dizer-lhe que gostei muito. Fui mãe de gémeos há 6 meses, dois meninos (verdadeiros), mas já tinha uma menina de 3 anos, se já me sentia completa agora sinto-me...privilegiada.
    Também por aqui somos 5 num quarto e muitas vezes na mesma cama, a minha filha dormiu sempre connosco, primeiro porque era mais fácil amamenta-la, depois por tudo, acho que me entende. Agora com os manos arranjámos uma caminha que fica colada à nossa por isso muitas noites ou manhãs lá acordamos apertadinhos, e é tão bom!! Felicidades!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Somos de facto privilegiadas Carla. E dormir com eles é óptimo! Tudo de bom para vocês!

      Eliminar
  2. '...umas conjugações de roupa duvidosas...' Adoro!
    Felicidades! :)

    ResponderEliminar